Como Escolher o Tratamento Certo para Queda de Cabelo

tratamento-para-queda-de-cabelo

Se você sofre com a queda de cabelos já deve ter tentado diversas vezes fazer tratamentos para tentar reverter o problema, mas a maioria delas, sem sucesso, certo? E você sabe porque os tratamentos nem sempre funcionam? Então descubra lendo nosso artigo.

Existem diversos tratamentos para queda de cabelo

A queda de cabelo é um problema que pode afetar homens e mulheres de diversas idades. Mesmo quando ainda jovens, as pessoas podem desenvolver a queda de cabelo, que também leva à calvície.

Para manter a aparência jovem e não ter sua imagem impactada pela ausência de cabelo, essas pessoas buscam pelo tratamento para minimizar a queda e conseguir novamente ter uma cabeleira farta e saudável.

Mas, no mercado encontramos muitas opções de medicamentos para tratar a queda de cabelo. Além desses medicamentos, também há receitas, aquelas que vêm de uma amiga, de um conhecido, receitas de família e também as encontradas na internet.

São tantas que escolher uma só pode ser complicado, e assim, quem sofre com queda de cabelo acaba se aventurando em optar por algumas até chegar aquele que dê resultado. Porém, esses resultados podem não vir ou podem não ser aquele esperado.

Os tratamentos que encontramos podem resultar em dois pontos negativos: ou não fazem efeito algum, ou então causam efeitos colaterais, e é aí que você precisa tomar cuidado.

Os efeitos colaterais dos tratamentos para cabelo

Pode parecer que não faz diferença alguma aplicar um remédio, xampu ou uma mistura caseira nos cabelos para tentar reverter sua queda. Essa falsa sensação de segurança pode trazer resultados negativos, e utilizar medicamentos que não conhecemos ou misturas duvidosas, pode ser um risco para saúde.

Tudo o que é aplicado na pele pode chegar até a corrente sanguínea, e é por isso que as mulheres grávidas, por exemplo, precisam evitar tratamentos químicos nos cabelos. Assim, as substâncias utilizadas para evitar a queda de cabelo, se não forem seguras podem trazer riscos.

Algumas substâncias podem causar reações alérgicas ou então agredir o organismo, e por isso, é preciso tomar cuidado com o tratamento escolhido e preferir aqueles mais conhecidos ou que tenham comprovação de trazerem bons resultados.

Mas, mesmo esses tratamentos podem não surtir o efeito desejado se não forem o tratamento certo, e por isso, é preciso ainda mais atenção ao fazer o seu tratamento para queda de cabelo, já quem você pode, na verdade, perder seu tempo ou dinheiro.

Porque os tratamentos podem não fazer efeito?

A queda de cabelo não acontece apenas por um motivo. Ela pode ser o resultado de vários problemas ou de um único problema que causa o enfraquecimento dos fios ou da raiz do cabelo.

Os cabelos podem cair porque:

– A pessoa possui o gene da calvície.

– Há falta de nutrientes para os fios.

– Nos casos de anemia.

– Agressões ao fios de cabelo.

– Agressões ao couro cabeludo.

– Problemas de saúde.

– Uso de cigarro ou substâncias tóxicas.

– Uso de medicamentos.

– Mudanças hormonais.

– Estresse.

Como existem muitas causas para a queda de cabelo, cada uma delas deve ser tratada de uma forma. Algumas vezes a queda de cabelo ainda precisa ser tratada de duas maneiras diferentes, como por exemplo, oferecendo para o organismo os nutrientes que ele precisa e também nutrindo os fios com produtos fortalecedores.

Assim, se uma pessoa apresenta variações hormonais, por exemplo, não vai adiantar usar um xampu fortalecedor, porque o problema vai além da nutrição dos fios de cabelo. Por mais nutrientes que ele receba, os hormônios vão continuar agindo contra os fios e eles vão continuar a cair.

Ao mesmo tempo, não adianta fazer tudo certo, controlar a saúde e nutrir os cabelos, mas continuar fazendo uso do cigarro, que interfere na microcirculação dos fios e impede que as vitaminas cheguem até eles, reduzindo o seu ciclo de vida. Sem tratar a causa exata da queda de cabelos, nenhum tratamento vai ser realmente eficaz.

Conheça as causas da sua queda de cabelos

Para escolher o melhor tratamento pra queda de cabelo, é preciso, antes de tudo, conhecer as causas dessa queda. O primeiro passo é fazer uma consulta médica, conferir o seu estado de saúde, regular as taxas hormonais e controlar o colesterol, o diabetes e outros problemas que possam se apresentar.

Em seguida, é preciso mudar seus hábitos e adotar uma alimentação mais saudável, evitar o cigarro e o álcool, não tomar remédios sem acompanhamento médico e praticar atividades físicas.

A consulta com um dermatologista também pode ajudar a identificar problemas no couro cabeludo que podem estar afetando a saúde dos fios de cabelo. Ele pode lhe ajudar a tratar esses problemas e fortalecer a raiz do cabelo.

Veja as dicas do dematologista abaixo:

E por fim, para garantir mais saúde para os cabelos, é preciso parar de usá-los como cobaia. Não aposte em receitas milagrosas, pois elas podem danificar ainda mais seus fios.